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24/10/2006 | GRUPO E - ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
Sem soluções operacionais, ou de acessibilidade para acompanhar o crescimento das cidades, o transporte público continua em crise
Por: Cidades do Brasil

Estudos realizados nos últimos anos apontam a mobilidade urbana como uma questão crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Além de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclusão social.

Mais de 80% dos brasileiros vivem nas cidades; e 49 aglomerações urbanas brasileiras, incluindo as regiões metropolitanas, reúnem pouco menos de 400 municípios (dos 5.561, no total), nos quais está concentrada perto da metade da população do país e dois terços da frota de veículos.

Esses números indicam uma situação de alerta para os órgãos responsáveis pela administração de recursos que atendam a esse acelerado inchaço nas áreas urbanas, sobretudo, no setor de transporte público. A demora nos deslocamentos, os longos congestionamentos e a falta de acesso ao transporte, são problemas diretamente decorrentes do atual modelo de mobilidade adotado.

De acordo com Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), trata-se de um modelo que privilegia automóveis e motos, que, juntos, respondem por apenas 20% das viagens urbanas, em detrimento do transporte coletivo ou não motorizado, como bicicletas ou trânsito de pedestres. Os veículos individuais são os principais causadores de um conjunto de custos que supera R$ 5 bilhões por ano com itens como perda de horas produtivas e gasto excessivo de combustíveis em congestionamentos, perdas pessoais e gastos médicos com acidentes de trânsito e destruição de equipamentos públicos, conforme avaliação da ANIP.

Os problemas apresentados no transporte não são somente de ordem operacional, mas, também, de sustentabilidade. Vários fatores contribuem para a redução da demanda de passageiros, como o crescimento do transporte individual, aumento de transporte clandestino, empobrecimento da população, falta de investimentos públicos permanentes no setor e a falta de flexibilidade de gestores e operadores em qualificar e tornar mais eficiente os equipamentos e os serviços.

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as metrópoles que mais perderam passageiros nos últimos anos. São Paulo transportava 10 milhões de passageiros por dia e, hoje, transporta apenas 8,5 milhões. Já no Rio, onde eram transportados 4 milhões de passageiros diariamente, esse número caiu para 2,5 milhões.

De acordo com levantamentos recentes, realizados pelos órgãos ligados ao setor, 63% das grandes cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes têm transporte ilegal. Um fator bastante relevante que contribuiu para a queda do número de passageiros transportados foi o aumento das tarifas em níveis desproporcionais à capacidade de compra do salário mínimo; e também a prioridade dada pelos governos aos automóveis, que são individuais, além da falta de atenção dos órgãos responsáveis pelo setor.

A opção por utilizar transportes clandestinos, ou a falta de alternativas da parcela mais pobre da população, a partir dos anos 90, contribuiu largamente para a instauração da atual crise no transporte.

Segundo a ANTP, houve uma queda de 25% no número de passageiros nos ônibus urbanos nas oito maiores capitais do país entre 1994 e 2001. Na maioria das vezes, os operadores (empresas de ônibus), tiveram sua parcela de responsabilidade, não percebendo as mudanças da sociedade, que busca alternativas para um transporte público caro, ruim e, em certas circunstâncias, insuficiente para atender a demanda.

Outros fatores também contribuíram para o aumento da circulação de veículos de transporte coletivo ilegais, mesmo que inseguros e, em alguns casos, com valores equivalentes aos estabelecidos pelas empresas regularizadas.

Melhores condições e acesso de compras de veículos como combis e vans, com políticas de isenção de impostos para a produção automotiva e ofertas de financiamentos facilitados são alguns exemplos do aumento da influência desse tipo de transporte.

A solução para esse problema está bastante distante de ser encontrada, pois o transporte clandestino está fortemente ativo em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe. Nessa última, de acordo com um levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Sergipe, atuam hoje no Estado, 18 cooperativas clandestinas, respondendo pelo transporte de 50% dos passageiros.

Apesar de ter havido alguns avanços nas ultimas décadas, como os sistemas de corredores exclusivos de ônibus em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, o esforço para expansão do metrô na capital paulista e a re-qualificação ferroviária na região metropolitana da cidade, a crise continua.

Para a Associação Nacional de Transporte Público, é preciso fazer com que o transporte público de qualidade seja definitivamente um direito essencial mantido para todos, em especial, para os 37 milhões de brasileiros hoje excluídos de sua utilização pelo alto custo das tarifas e pelos veículos e equipamentos inadequados às pessoas portadoras de deficiência.

Faz-se necessária uma democratização do uso do espaço coletivo, dando acesso também à utilização de ciclovias e meios de transportes alternativos, contribuindo para a chamada mobilidade sustentável. Para isso, são realizadas campanhas mundiais como a Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”, que será realizada no dia 22 de setembro.

O evento acontece em mais de mil cidades do mundo, por iniciativa da União Européia, em 1998. Outra iniciativa constitui em um conjunto de propostas do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), coordenado pela ANTP, lançado há um ano e que reúne hoje mais de 500 entidades. Esses, são movimentos relevantes até que sejam encontradas soluções que efetivamente resolvam a crise no setor.

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