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O Futuro Elétrico
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01/10/2006 | GRUPO C - OPERAÇÃO DE REDES
O exemplo da Colômbia
Por: Valdir dos Santos - Revista Ônibus

O Transmilênio, de Bogotá, está completando seis anos e os números mostram o acerto do governo colombiano pela opção do sistema de corredores. Na comparação com o sistema Interligado, de São Paulo, cujas obras nos corredores foram interrompidas pela Prefeitura, as vantagens são evidentes. Em Bogotá, o Transmilênio avança, com a compra de mais ônibus e ampliação dos corredores.

 

Em recente palestra na União Internacional de Transporte Urbano (UITP), Rogério Pires, gerente da Divisão Automotiva da Voith Turbo no Brasil, fornecedora de caixas automáticas aos ônibus articulados que operam o Tranmilênio, mostrou algumas dessas diferenças, depois de fazer um estudo comparativos dos dois sistemas. Enquanto em Bogotá a velocidade média das linhas troncais é de 24 km/h, em São Paulo é de 19. O tempo dos veículos parados para embarque e desembarque, por sua vez, é de 25% e nos restantes 75% os veículos de mantêm rodando. Já na capital paulista os ônibus ficam em média 37% do tempo parado e 63% rodando. Além do tempo maior para embarque de desembarque, dos congestionamentos, São Paulo tem quatro paradas por quilômetro enquanto Bogotá tem em média 2,8.

 

A maior velocidade média e o menor tempo parado dos ônibus do Transmilênio reduzem o custo operacional por quilômetro na mesma proporção em que aumenta no Interligado, que tem velocidade operacional mais baixa e perde mais tempo parado. Segundo Pires, na América Latina, os ônibus ficam parados em média mais de 30% do tempo de operação. E o que é pior: com o motor funcionando, o que eleva o consumo de dois a três litros por hora inativa, ou mais de 15 litros por dia.

 

Pára e anda

 

Em Bogotá, mesmo na parte mais lenta das rotas, o perfil do sistema pára e anda é considerado bom e, em São Paulo, a parte mais rápida é apenas razoável. Nos trechos em que o motorista pode desenvolver maior velocidade, em geral, procura compensar o tempo perdido na mais lenta.

 

Pires afirma que em qualquer sistema – até mesmo os bem concebidos – sua operação deve ser continuamente analisada e melhorada por meio de um adequado monitoramento, cujo principal objetivo deve ser a maior quantidade de passageiros transportados com menor custo possível. Ao mesmo tempo em que deve oferecer a rentabilidade esperada pelas operadoras, esse custo operacional deve resultar em tarifa adequada à capacidade de pagamento da população.

 

A tecnologia disponível nos ônibus hoje permite o controle de cada ciclo da operação e os resultados podem contribuir para busca de mais eficiência. O levantamento feito por Pires mostra que em alguns países da América Latina as condições desfavoráveis de tráfego, geradas muitas vezes pelo excesso de ônibus, reduzem a velocidade e mantêm a frota parada por até 40% do tempo da operação. “Uma cidade com 10 mil ônibus perde mais de 150 mil litros de diesel por dia, só no período em que ficam parados”, exemplifica.

 

Perda de tempo

 

Na opinião do especialista, essa perda de tempo reduz a velocidade média e também a capacidade planejada de transporte do sistema. Para compensar e melhorar a velocidade média, alguns órgãos gestores têm permitido aumento da velocidade máxima, mas esse expediente pode comprometer a segurança da operação, o consumo de combustível e a vida útil dos componentes do veículo, representando ao final em elevação dos custos por quilômetro ou por passageiro transportado.

 

Ele conta que em uma das operadoras do transporte coletivo de São Paulo, um ônibus articulado apresentava uma relação de quase 340 litros de diesel por 1.000 passageiros transportados. Depois da implantação dos corredores, esse mesmo veículo colocado em um deles obteve melhora significativa, chegando a 230 litros/1.000 passageiros. Mesmo assim, a empresa está longe do resultado apurado no sistema Transmilênio, onde um ônibus articulado igual consome 140 litros/1.000 passageiros, em uma das operações consideradas das mais eficientes do mundo.

 

Para obter esses resultados, o Transmilênio seguiu as regras recomendáveis para uma operação eficiente: motoristas treinados, veículos adequados, configuração, desenho e qualidade das vias, tipo e qualidade do combustível. 

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