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16/01/2007 | GRUPO E - ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
Reestruturando o transporte público em Kaunas - Lituânia
Por: Gunnar Andersson, Lena Fredriksson, Karolis Dekeris, Paulius Keras

Reestruturando o transporte público em Kaunas

 

Os problemas do sistema de transporte público em Kaunas podem ser resumidos como: uma rede antiquada com muitas rotas e baixas freqüências, ruas muito cheias, baixa velocidade e qualidade devido a veículos velhos, número decrescente de miniônibus privados e nenhuma promoção ativa do transporte público.

 

O maior problema atualmente é o número permanentemente declinante de miniônibus particulares que poderia, na pior das hipóteses, deixar passageiros sem transporte público.

 

Em junho de 2005, a Trivector Traffic da Suécia foi escolhida pela cidade de Kaunas para realizar um Plano de Reestruturação do Transporte Público, aconselhando em:

 

- conceito do serviço de transporte público

- estrutura corporativa do transporte público

- estrutura organizacional e regulatória para o transporte público

- necessidades de investimento e justificativas para trólebus

 

O Plano de Reestruturação do Transporte Público foi realizado em nome da cidade de Kaunas através do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) e financiado pela Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional (SIDA).

 

Plano de Ação

 

Para manter os níveis atuais de transporte e alcançar o objetivo de, em 2010, ter uma rede reestruturada, um plano de ação foi desenhado baseado em sete áreas-chave, sendo as mais importantes rede e serviços e veículos, seguido pela prioridade na via e infra-estrutura para trólebus.

 

Novo conceito para transporte público

 

A maior parte da nova proposta de rede cobre mais de 80% de todas as viagens via transporte público em Kaunas. Ela é desenhada para ser fácil de aprender e altamente eficiente para operar. Medidas de prioridade são essenciais no percurso das principais vias, especialmente aquelas que atravessam o centro da cidade.

 

Melhorando a infra-estrutura para trólebus

 

Trólebus são a espinha do sistema, operando oito das nove rotas principais de ônibus. Para realizar a visão de todas as principais rotas de ônibus, exceto uma, se convertam em vias para trólebus, é necessário uma nova infra-estrutura.

 

É necessário por volta de 0,35 milhões de euros para melhorar a infra-estrutura e permitir velocidades maiores (50 km/h). Isto envolve mudar todos os sinais e cruzamentos e meio-fios nas curvas.

Bilhetagem eletrônica integrada e sistema de informação em tempo real

 

Como o novo sistema terá menos rotas diretas, é importante que se reestruture a tarifa e os sistemas de informação em tempo real para permitir aos passageiros que façam transferências. Essas transferências serão permitidas com o mesmo tíquete, por exemplo, em uma mesma hora sob o novo sistema de bilhetagem eletrônica que será estabelecido em 2006/2007. Nas três maiores cidade da Lituânia, o público pagante irá utilizar o mesmo tipo de cartão “contactless”.

 

Bilhetagem eletrônica e sistemas de informação em tempo real são financiados pelo Fundo Estrutural Europeu e os orçamentos das cidades de Vilnius, Kaunas e Klaipeda. As três cidades prepararam uma aplicação conjunta para o financiamento. Cerca de 72% de todos os gastos (excluindo o VAT) serão co-financiados com fundos estruturais.

 

O custo total estimado para as três cidades é de 19 milhões de litas (5,43 milhões de euros). A parte de Kaunas é de 7 milhões de litas. Bilhetagem eletrônica e informação em tempo real estarão funcionando até o dia 1º de julho de 2007.

 

Priorizando o transporte público

 

Estudos revelam uma forte necessidade por prioridade de transporte público nas ruas de Kaunas. Como a cidade já possui um certo número de vias largas, 20 km de vias de largura média para ônibus serão criadas. Isso tornará possível manter estacionamentos ao lado das vias, onde for necessário. Alguns espaços deverão ser eliminados – claramente uma decisão difícil do conselho da cidade – mas isso irá ocorrer gradualmente em um período de 2 a 3 anos.

 

Em todas as intercessões com semáforos, equipamentos para prioridade dos ônibus serão instalados no decorrer das faixas para ônibus.

 

Paradas e pontos de ônibus devem ser melhorados e se tornarem mais atraentes para passar uma imagem positiva do transporte público.

 

Melhor organização gerencial

 

Para um sistema bem sucedido, é essencial que se crie uma única entidade com autoridade que possa supervisionar o transporte público como um todo. Esta entidade pode terceirizar partes de suas atividades, mas é crucial que a responsabilidade final e o processo decisório permaneçam dentro da entidade.

 

A Divisão de Transporte será mantida como se encontra hoje, mas fortalecida para criar as melhores condições possíveis para o desenvolvimento e supervisão do transporte público de alta qualidade. Atividades incluem: planejamento, atividades legais, infra-estrutura, sistema de receitas e tarifas, relações com os clientes, marketing, etc.

 

Plano de implementação

 

Os marcos:

 

2005: 55 ônibus novos movidos a diesel

2006: Infra-estrutura mais ágil para trólebus (financiada através dos fundos estruturais da UE e da EBRD)

2007: Novo sistema de bilhetagem (financiado através de fundos estruturais da UE)

2008: Nova organização da Divisão de Transporte

2010: Conceito da rede de transporte público finalizado

 

Financiamento para o plano de implementação vem de diferentes fontes:

 

- Reestruturação da rede garantindo um sistema de transporte público integrado e mais eficiente.

- Alto IPK (índice de passageiro por quilômetro) devido a uma maior atratividade

- Empréstimos

- Fundos estruturais da UE

- Parcerias público-privada (PPP) para a nova área de transferência em Kuno Pilis. Os espaços próximos à área de transferência serão mais atraentes para diferentes formas de lojas e shopping centers localizados centralmente.

 

Se os marcos restantes forem alcançados, no ano de 2010 Kaunas terá uma rede reorganizada, uma Divisão de Transporte reforçada, uma frota de veículos melhorada, uma rede de trólebus expandida e um novo sistema de bilhetagem eletrônica integrado. Bancado pela promoção do sistema de transporte público aos usuários, isto irá ajudar a manter os passageiros no sistema de transporte público, e o número de carros nas ruas de Kaunas diminuiria, levando a uma cidade com um estilo de vida mais sustentável. 

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