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09/02/2007 | GRUPO E - ASPECTOS ORGANIZACIONAIS
Europa propõe limite de emissões de CO2 em veículos novos
Por: Carbono Brasil

Uma proposta para determinar limites nas emissões de dióxido de carbono (CO2) de carros novos e vans vendidos na União Européia foi apresentada pela Comissão Européia nesta quarta-feira. A nova legislação, se aprovada pelos estados membros, obrigará os novos carros comercializados na Europa a produzir uma média de 120 gramas de CO2 por quilômetro rodado até 2012. Atualmente os veículos emitem cerca de 163 gramas de CO2 por quilômetro (g/km). Os fabricantes de carro alertam que as novas regras irão aumentar os preços dos carros novos e poderão ameaçar empregos na Europa.

O movimento segue o fracasso de metas voluntárias determinadas em 1999. Naquela época, foi solicitado aos fabricantes de carro europeus que reduzissem as emissões para 140 g/km até 2008, enquanto as indústrias japonesas e coreanas estabeleceram a mesma meta para 2009. Um relatório da Federação Européia para Transporte e Meio Ambiente, de outubro de 2006, divulgou que apenas Citroen, Renault, Ford e Peugeot estavam aptos a cumprir as metas.

“A estratégia trouxe apenas progresso limitado”, afirmou a Comissão nesta quarta-feira (7). Entre 1995 e 2004, a média de emissões para carros novos na União Européia reduziu de 186 gramas para 163 g/km – um resultado considerado insatisfatório pelo órgão executivo da UE.

Apesar das melhorias na tecnologia dos veículos, o aumento no número e no tamanho dos carros representou um acréscimo de 26% nas emissões provenientes do transporte rodoviário entre 1990 e 2004. Os carros de passeio são atualmente responsáveis por cerca de 12% das emissões totais de CO2 na UE.

As medidas propostas pela Comissão Européia são as seguintes:

- Uma estrutura legislativa para reduzir as emissões de CO2 de carros e vans novos será proposta pela Comissão no final de 2007, ou no máximo em meados de 2008.

- A média de emissões de carros novos vendidos na União Européia terá que cair para 120 g/km até 2012.

- A meta deverá ser alcançada na maior parte por melhorias na tecnologia de construção dos veículos, que deverão ter o nível de emissões reduzido para 130 g/km. Outras medidas, que darão conta dos 10 g/km restantes, incluirão inovações nos pneus e no sistema de ar-condicionado para diminuir consumo de combustível. Também está prevista uma redução gradual no conteúdo de combustível fóssil da gasolina, por meio de maior uso de biocombustíveis.

- Para vans, a meta média de emissões será de 175 g/km até 2012 e 160 g/km até 2015. Hoje, esses veículos emitem cerca de 201 g/km, segundo dados de 2002.

- A Comissão Européia apóia esforços de pesquisa para reduções futuras de emissões em carros novos para uma média de 95 g/km até 2020.

- A compra de veículos mais eficientes será promovida, por exemplo, com a redução de impostos para modelos de baixa emissão de carbono.

- A Comissão Européia convidará produtores de carro a participar de um código de boas práticas em marketing e publicidade para carros em 2007. O objetivo é promover padrões mais sustentáveis de consumo.

A proposta era inicialmente esperada para duas semanas atrás, mas foi atrasada devido a desentendimentos. O comissário do Meio Ambiente Stavros Dimas tem sido um forte defensor dos limites obrigatórios para a indústria, mas ele encontrou oposição do comissário da Indústria, Günter Verheugen, que diz que a legislação colocaria os fabricantes de veículos grandes e de alto-desempenho em uma desvantagem injusta.

Dimas acredita que as regras serão essenciais para que o bloco cumpra os compromissos com o Protocolo de Kyoto de cortar as emissões de gases do efeito estufa em 8% até 2012, em relação aos níveis de 1990. “Carros mais limpos, eficientes e mais acessíveis ajudarão a reduzir o dióxido de carbono na UE, permitindo-nos atingir as metas de Kyoto, economizar energia e motivar a inovação”, avalia.

Verheugen diz que a proposta deveria assegurar que empregos sejam mantidos na Europa enquanto melhora a performance ambiental da indústria de carro. “Nós colocamos a ênfase também em pesquisa e desenvolvimento para levar a indústria bem ao século 21”, acrescenta.

Dimas e Verheugen reconheceram que as medidas podem fazer com que o preço dos carros suba, mas dizem que os consumidores poderão recuperar esse custo com o tempo em taxas menores para os combustíveis.

A indústria automobilística expressa preocupação com a proposta da Comissão. Um porta-voz Renault disse que as novas regras irão ter um custo extra de cerca de 3 mil euros (2 mil libras) por veículo para os fabricantes.

A Sociedade de Produtores e Comerciantes de Motor, que representa a indústria britânica de motores, acredita que os resultados serão menos escolhas e maiores preços para os consumidores. O diretor-geral, Christopher Macgowan, diz que a indústria já demonstrou seu comprometimento com o corte de emissões de CO2 e que bateu metas do acordo voluntário. “Nós também já produzimos e trouxemos para vender carros que podem alcançar o limite de 120 g/km – o problema é que os motoristas não os compram”.

Já os ambientalistas criticam a Comissão por não colocar toda a responsabilidade de baixar as emissões de carros a 120 g/km em cima das indústrias. Um artigo sobre a estratégia da Comissão diz que a legislação será moldada para assegurar uma redução competitivamente neutra das metas, que são imparciais em relação à diversidade dos produtores automobilísticos europeus.

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