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04/03/2005 | GRUPO A - ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Pavimento de concreto: feito para durar
Por: Renato José Giusti

Dentro de uma cultura em que os buracos fazem parte das estradas e que as estradas representam desafios e prejuízos, fica difícil acreditar que existam aquelas que duram mais de dez anos sem reparos, que ajudam a evitar acidentes, a economizar energia elétrica, pneus, combustível e também a reduzir o custo-Brasil. Parece mentira, mas estamos falando do pavimento de concreto.

O pavimento de concreto traz economia tanto para o poder público como para o usuário, pois de acordo com o Banco Mundial, cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde à economia de três dólares em custo operacional. Por outro lado, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) colocou na ponta do lápis os custos decorrentes das más condições das vias:

1) elevação de 38% nos custos operacionais dos veículos;

2) aumento de até 58% no consumo de combustíveis;

3) incremento de até 50% no índice de acidentes;

4) tempo de viagem até 100% maior.

Para caminhões, a economia de combustível chega a ser 20% maior quando trafegam sobre o pavimento de concreto. Ë o que revelou um estudo do Dr. John P Zanlewski da Arizona State University. Esta mostrou ainda que quanto mais pesado o veículo maior é a economia de combustível.

Estudos demonstram que o pavimento de concreto é uma excelente solução técnica para vias públicas com tráfego intenso, caso em que o custo de construção é mais competitivo, levando-se em conta também as condições do terreno.

Em relação à segurança, o motorista fica menos sujeito a acidentes, já que o pavimento de concreto não apresenta buracos, irregularidades e obras de restauração na pista.

O pavimento rígido, como também é conhecido, é resistente às chuvas e a altas temperaturas, ajuda a poupar energia de iluminação, uma vez que sendo de superfície clara, reflete melhor a luz, permitindo a utilização de menos postes de iluminação e esquenta menos, qualidade pela qual é apontado como o mais indicado para parques naturais, porque não aumentam a temperatura ambiente já que reflete rapidamente os raios solares e dispersa o calor recebido.

No caso de pavimentos que exijam reparos, o whitetopping é uma das mais modernas tecnologias. Consiste na colocação de uma camada de concreto sobre o pavimento deteriorado para ampliar sua vida útil e sua capacidade de carga. É uma solução definitiva. A manutenção resume-se a uma nova selagem das juntas a cada 10 anos. O whitetopping já está sendo usado no Brasil há quatro anos.

O concreto resiste ao derramamento de combustíveis, óleos e graxa, dificilmente cria buracos e, devido ao maior atrito entre a superfície e os pneus, a distância de frenagem pode ser 40% menor. Com as novas tecnologias, a construção do pavimento de concreto é rápida, podendo ser liberado ao tráfego em questão de horas.

O pavimento de concreto tem como material básico, o cimento portland, que além de ser nacional, usa matérias-primas existentes no país. E o domínio da tecnologia utilizada para a construção de estradas em concreto no Brasil é amplo e disseminado em todas as empresas construtoras do seguimento. E o potencial de construção de cada máquina chega a um quilômetro e quinhentos metros por dia

Dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelam que dos 1 milhão e 700 mil km de extensão da rede rodoviária nacional, apenas 165 mil km estão pavimentados. E desse total, 24% encontram-se em péssimo estado. Considerando que apenas 2% da malha nacional recebeu pavimento de concreto, concluímos que há uma enorme frente para o aproveitamento do concreto na recuperação e ampliação das estradas brasileiras, principalmente nas vias de tráfego pesado.

Nos Estados Unidos, 20% das rodovias utilizam concreto e a previsão é de que este percentual dobre em dez anos. Na América Latina, o Chile lidera o ranking do uso deste tipo de material e, na Alemanha, o concreto é utilizado na quase totalidade das auto-estradas.

Rodoanel Mário Covas, Rodovias dos Imigrantes, BR-232 (Recife - Caruaru), Pista Marginal da Castelo Branco (ligação São Paulo - Barueri), MT 130 (Primavera do Leste - Paranestinga) e BR-290 (Porto Alegre - Osório). Estas são algumas das estradas pavimentadas em concreto. Aproveite as vantagens e boa viagem.

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