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29/05/2008 | GRUPO D - ASPECTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS
São Paulo está perdendo a mobilidade e se tornando cada vez menos eficiente
Por: Manoel da Silva Ferreira Filho

Para que as metrópoles tenham uma boa mobilidade elas precisariam ter uma boa rede de transporte público e políticas claras de circulação e estacionamento.

São Paulo é uma cidade que está perdendo mobilidade e com isto competitividade e se tornando cada vez menos eficiente e cara. Sabemos que a solução para resolver este problema passa pela implantação de uma rede de transporte público, eficiente e racionalizada, apoiada em uma rede estruturadora de alta capacidade (metrô e trens metropolitanos) e interligada ao transporte individual (carros, motos, bicicletas) através de uma política de estacionamento e circulação. As metrópoles que tem uma boa mobilidade possuem uma boa rede de transporte público e políticas claras de circulação e estacionamento.

Como pouco foi feito em São Paulo, a cidade busca se adaptar a situação através de soluções paliativas. Verificamos a construção e o lançamento de empreendimentos que procuram trazer as residências e o lazer para próximo do trabalho, porém, sem resolver a questão fundamental que é a mudança da tendência de construirmos o nosso deslocamento através do uso intensivo de carros ou motos e o que teremos é o congestionamento junto, ou dentro, de nossas casas e escritórios. Também se verifica o lançamento de casas/escritórios ou a conciliação da moradia com o trabalho, com evidentes racionalizarão dos custos e ganhos de tempo, porém não é nem será uma solução universal.

Outra tendência é mudar para regiões com melhor infra-estrutura de transporte, que é o caso das áreas junto às estações do Metrô, que são valorizadas e adensadas, gerando aumento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano e receitas adicionais aos cofres municipais, que poderiam ser utilizadas para ampliação da infra-estrutura metroviária. Com certeza geramos mais movimento e trânsito nestas regiões, porém, com ganhos para os moradores, para a economia e para a mobilidade da cidade, pois tiramos carros e ônibus das ruas e diminuímos o tempo e custos dos deslocamentos. Um trem de metrô, por exemplo, pode carregar 2000 passageiros com um intervalo entre composições de 101 segundos na Linha 3 - Vermelha, enquanto os carros carregam em média 1,2 pessoas, ou seja, não existe outra opção para atendimento dos grandes corredores de transporte.

Não dispomos de dados sobre o perfil dos compradores de imóveis junto às estações de metrô, porém, em estudo preliminar, feito ao longo da futura Linha 4 - Amarela foi observado valorizações de mais de 100% e em trabalho de graduação efetuado na FAU-USP, foi comprovada a valorização e o adensamento ao longo da Linha 1 - Azul.

A AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô é a responsável pelo maior evento técnico do setor metroferroviário nacional, a chamada Semana de Tecnologia Metroferroviária, que já está na sua 14ª edição. No ano passado, por ocasião da 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, o representante da APTA - Associação de Transporte Público da América do Norte informou que a implantação de infra-estrutura de transporte público além de melhorar o desempenho das cidades acarreta retorno econômico aos governos em montante suficiente para a garantia e pagamento dos investimentos.

O Metrô, historicamente não aproveitou o potencial imobiliário ao longo de suas linhas, no entanto nos últimos anos tem maximizado a utilização de suas áreas operacionais acarretando uma receita adicional crescente. Entendemos que nos próximos empreendimentos deve-se ter um cuidado maior com esta questão, buscando-se parcerias e uma maior integração do transporte com o uso do solo, com ganhos, inclusive econômicos que poderão acelerar, a exemplo do que já ocorre em Hong Kong, na China a implantação de mais linhas de metrô.

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