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19/11/2008 | GRUPO EC - ESTUDOS DE CASOS
Transporte rápido por ônibus
Por: Marcus Quintella

No início deste ano, escrevi dois artigos intitulados "Enquanto o trem não vem" e "O resgate dos ônibus urbanos" para chamar a atenção dos governantes de que as populações das metrópoles brasileiras precisam continuar sendo transportadas, mesmo que sobre pneus, ao passo que os sistemas de TRANSPORTE URBANO sobre trilhos aguardam os investimentos públicos tão esperados por todos.

Na verdade, continuo achando que somente o TRANSPORTE URBANO sobre trilhos, abrangente, integrado e em grande escala, poderá solucionar definitivamente os terríveis problemas de congestionamentos nas grandes cidades brasileiras. Não obstante, existe uma outra forma muito interessante de transporte público, rápido, confortável, econômico e seguro, que pode servir como uma boa solução para metrópoles como Rio e São Paulo. Estou me referindo ao sistema de transporte rápido por ônibus, também conhecido pela sigla em inglês BRT (Bus Rapid Transit).

O grande defensor do BRT é o arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, que, em 1965, implantou esse sistema em Curitiba, revolucionário e pioneiro na época. Segundo Lerner, o BRT é um sistema de transporte rápido sobre pneus, composto por estações tubulares, veículos articulados refrigerados, pistas de rolamento exclusivas e segregadas e tecnologias modernas de comunicação, além de possuir características semelhantes aos metrôs, como freqüência elevada, embarque pré-pago e no mesmo nível do veículo e integração com outros modos de transporte. Por isso, alguns gostam de chamar o BRT de metrô de superfície.

Lerner afirma que o investimento para a implantação de um sistema de BRT pode custar, por quilômetro, cerca de 100 vezes mais barato que o metrô, além de requerer apenas dois anos para ser concluído, contra os muitos e muitos anos dos metrôs. Outra vantagem competitiva do BRT é o fato de não necessitar de subsídios públicos para sua operação, ao contrário dos metrôs. O desempenho do BRT pode ser comparado ao do metrô, visto que os intervalos entre ônibus podem variar de 30 a 60 segundos. Atualmente, no mundo, existem mais de 80 cidades com sistemas de BRT implantados, inspirados em Curitiba, entre elas Los Angeles, Cidade do México, Seul e Bogotá.

O alvo atual de Lerner é a Cidade Maravilhosa, que vem registrando gravíssimos problemas de mobilidade urbana, em virtude da histórica falta de investimentos governamentais em transporte público de massa. Ele tem razão, pois a população carioca vem utilizando e preferindo as vans e Kombis para seus deslocamentos, exclusivamente pela falta de opção de um serviço de transporte público competente, integrado e mais humano.

Apesar de defender veementemente o TRANSPORTE URBANO sobre trilhos como solução para a melhoria da mobilidade urbana das grandes cidades, especialmente o Rio de Janeiro, sou obrigado a concordar que o BRT de Lerner pode ser uma saída, em curto prazo, para arrefecer o caótico trânsito de nossa cidade e melhorar a qualidade do transporte público hoje oferecido.

O projeto BRT já foi apresentado à prefeitura do Rio, no início do ano, mas parece que não houve interesse de Cesar Maia. Espero que o promissor prefeito eleito, Eduardo Paes, entenda que o projeto pode ser a solução mais rápida e inteligente para algumas regiões problemáticas da cidade. Lerner propôs um plano integrado de transporte, inicialmente para a Zona Sul e região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, cujos custos de implantação do projeto seriam bancados pela Rio Ônibus, em troca da prorrogação das concessões das atuais linhas, que estão com vencimento próximo. Acho que o projeto deveria atingir também o Corredor T5, Barra - Penha, e a Avenida Brasil.

O BRT seria o primeiro passo para a reorganização do sistema de ônibus urbano do Rio, com eliminação de centenas de veículos que atravancam o trânsito, diariamente, e, por conseguinte, melhoria da qualidade de vida da população. Além de tudo, o BRT seria um grande parceiro das futuras e tão almejadas linhas 4 e 5 do metrô, que jamais devem ser esquecidas. Caro leitor, vamos discutir esse assunto em meu blog Trânsito e transporte público, do JB Online (
www.jblog.com.br).
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