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19/05/2009 | GRUPO A - ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Transporte público e a candidatura do Rio
Por: Marcus Quintella

Os dois quesitos mais importantes para o sucesso da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016 são segurança pública e transporte público. Vou comentar um pouco sobre esse último, cujas dificuldades para a implementação de projetos sustentáveis e duradouros são notórias e cumulativas.

Além disso, existe a histórica escassez de recursos para investimentos em infraestrutura de transporte público, que tem provocado uma acentuada redução da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, especialmente o Rio de Janeiro, que não é contemplado com novos projetos de transporte público há muito tempo.

 

Para ser indicada como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Ministério dos Esportes precisa apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um dossiê com as melhores opções de transporte público para a cidade do Rio de Janeiro. A palavra-chave para a vitória é legado, ou seja, os projetos devem ser consistentes, exequíveis, economicamente viáveis, integrados, socialmente justos e com grande vida útil, para que possam servir à população carioca por muitos e muitos anos.

 

Estamos no meio de 2009 e faltam apenas sete anos e meio para a época da Olimpíada de 2016, tempo suficiente para a execução de grandes projetos de transporte público, desde que sejam iniciados, no máximo, no começo de 2010. Cabe lembrar que o Rio de Janeiro ainda não conta com um sistema de transporte público de qualidade e terá que construir novos projetos e, ao mesmo tempo, melhorar e modernizar a infraestrutura atual para suportá-los.

 

Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro sediará outros eventos internacionais importantes, como os V Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações, em 2013 e, provavelmente, a final da Copa do Mundo de futebol, em 2014. Esses eventos poderão servir como teste para os projetos olímpicos que estiverem prontos.

 

Quanto aos projetos que devem integrar o dossiê olímpico, entendo que as opções de TRANSPORTE deverão atender às necessidades de longo prazo da cidade do Rio de Janeiro e estar de acordo com os planos de desenvolvimento viário do município.

 

Os projetos devem priorizar JB ONLINE www. jb. com. br Primeira Página | País | Rio | Economia | Internacional | Esportes | Ciência e TECNOLOGIA | Cultura ESPORTES NA ÁREA Seleção brasileira de basquete não engrena, mas dois jogadores tupiniquins podem jogar a decisão da NBA http://jblog.com.br/ espor tenaarea.php FUTEBLOG CARIOCA Não é concebível que o mal humorado Juan, do Flamengo, não esteja convivendo com algum problema sério, que não veio a público www. jblog. com. br/ futeblog. php Envie Política para 50015 e receba as mais impor tantes notícias no seu celular Disponível para todas as operadoras.

 

R$ 0,10 por mensagem recebida ACORDE Sucesso 'Fogo e paixão', eternizado por Wando, bem que daria um grande hit de rock dos anos 80, caso ganhasse outro arranjo www.jblog.com.br/acor de.php QUADRINHOS Confira a entrevista de Pedro de Luna concedida ao jornalista Jota Silvestre, do blog 'Papo de Quadrinho' www. jblog. com. br/ quadrinhos.php os corredores Barra-Deodoro, Barra-Penha e Barra-Zona Sul, sempre privilegiando o TRANSPORTE de massa para atender a demanda da população e dos espectadores dos Jogos Olímpicos. Entendo como TRANSPORTE de massa as opções sobre trilhos, ou seja, trens, metrô e VLT, que, por definição, representarão um legado importante para a cidade, por longo tempo. Esses projetos sobre trilhos devem vir acompanhados por soluções para a infraestrutura viária e o trânsito da cidade, como sinalização moderna e controle de tráfego inteligente.

 

Nos corredores com menor demanda, pode-se adotar o TRANSPORTE sob pneus em faixas exclusivas, como o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Em complemento, devem ser sugeridos projetos de TRANSPORTE alimentadores desses corredores, sobre pneus, e o plano de reorganização do atual sistema de ônibus urbano da cidade.

 

O Rio de Janeiro precisa de um sistema de TRANSPORTE público de verdade, há décadas, independentemente dos Jogos Olímpicos. Esse sistema deve ser competente, abrangente e integrado, com veículos, vias, terminais e todas as partes necessárias para proporcionar a mobilidade da população com segurança, conforto, velocidade e modicidade. Isso é um direito do cidadão e um dever do estado.

 

Por fim, VALE a pena lembrar o fracasso do Pan 2007, no quesito do TRANSPORTE público, que nenhum legado deixou para o Rio de Janeiro, a não ser as faixas coloridas pintadas nas principais vias da cidade e que servem para nada. Penso que a dimensão dos Jogos Olímpicos é muito maior do que os Jogos Pan-Americanos e as exigências do COI não devem ser desprezadas ou mitigadas. Agora não haverá espaço para erros, pois o negócio é sério e envolverá milhões de reais de dinheiro público, que devem ser aplicados para o sucesso da Olimpíada na cidade e ter como objetivo maior o legado de importantes benefícios sociais e de melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro.

 

Boa sorte, Cidade Maravilhosa!

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